26 de out. de 2013

Papo Sério: Anorexia


Oi turma!

Hoje vim falar de um assunto muito sério. Desde que criei o blog, meu intuito sempre foi agregar vários temas, incluindo a saúde. Sei que o assunto é clichê, mas gostaria de usar esse espaço para chamar atenção para esse problema tão grave e também deixar aqui a minha opinião.

A anorexia é uma disfunção alimentar, onde o indivíduo segue uma dieta rigorosa, de maneira persistente, buscando manter seu peso abaixo dos níveis normais (e saudáveis) para sua estatura. A verdade é que a forma que a pessoa "se enxerga" diante do espelho não condiz com a realidade. Ela tem uma distorção da sua imagem.

A anorexia geralmente acomete mulheres (principalmente na adolescência), mas também podem acontecer com pessoas do sexo masculino.

Acho que todos sabem que a anorexia é uma doença muito séria, nos casos mais graves a única alternativa é a internação hospitalar. E ela pode sim, levar a morte.


As pessoas que têm essa doença apresentam baixo peso, tem a mania obsessiva de contar as calorias dos alimentos e a menstruação pode cessar.

As causas podem ser predisposição genética, pressões impostas pela sociedade e pela mídia, alterações cerebrais, etc. 

Cabe aos familiares a observação e o encaminhamento a profissionais especializados. 

Essas pessoas precisam de ajuda, sei que muita gente pensa que é frescura, e acha que é só "comer" e o problema estará resolvido. Gente, não é assim! E antes que alguém me pergunte, eu não sofro com essa doença, mas eu sei muito bem o quanto é difícil controlar o poder que a mente exerce sobre o nosso corpo

Eu queria falar mais sobre o assunto, mas como vocês sabem, eu acabo escrevendo muito e infelizmente muita gente não lê.

O meu objetivo com essa postagem é lembrar de alguma forma que pequenos gestos de atenção e carinho, podem sim fazer a diferença e salvar vidas, pois se o problema for diagnosticado no inicio, pode ser tratado sem maiores complicações.


Essa doença mata! Não julgue! Estenda a mão! Apoie sempre!



21 comentários:

  1. Muito útil o seu post.
    BJS
    http://josymariah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do seu blog exatamente por isso
    afinal nem só de esmaltes, maquiagens e cosméticos vivem as mulheres, precisam de informação sim! Ainda mais como essas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo! Eu tbm penso assim, é claro que é bom essas coisas, mas o que é importante também que ter seu espaço.

      Excluir
  3. adorei a postagem, eu li tudo e se o texto ficasse grande eu leria também, informação desse tipo nunca é demais, porque as vezes a gente não tem o problema mas pode ajudar um amigo ou parente! Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Que bacana sua iniciativa!
    Geralmente muitos pensam que é besteira e frescura...
    Também sei o quanto é difícil manter o controle da mente
    Já tive depressão e é muito triste, e o mais triste ainda era saber que muitos achavam que era "frescura" minha..
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que mt gente julga, no começo ajudam, mas quando o problema persiste, vc é taxada de fresca. :´(

      Excluir
  5. Essa doença é triste, acho que é pior que depressão, sério. Não conheço ninguém que tenha passado por isso, mas já li muitas coisas à respeito, e fico imaginando como seria a vida da pessoa que vive essa doença. Muito bom seu post. :)

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu imagino a tristeza que deve ser, tanto para a pessoa doente, quanto para a família. Fico muito triste.

      Excluir
  6. Belo post Anny bravo!!
    Super bem explicado,eu tenho uma conhecida que não tem essa doença mais que tem essa mania de contar calorias e vejo o quanto é difícil fazer ela entender que ela precisa se preocupar com a saúde dela e não se ela vai engordar porque comeu algo calórico.
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde é tudo! Tanto física, quanto "emocional". Pois se vc é uma pessoa equilibrada e realmente precisa emagrecer, você saberá que tem que comer de maneira saudável e moderar a quantidade e o mais importante é ter um acompanhamento médico né?

      Excluir
  7. Anny, querida, seu post foi tão objetivo que, não se preocupe, dispensou até msm ser alongado.
    Parabéns por ter trazido esse assunto em pauta, pois ele nunca pode deixar de ser propagado.
    Bela iniciativa!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amiga!
      Esses assuntos mexem muito comigo sabe?
      Principalmente o fator psicológico, eu gostaria muito de ajudar, e esse é um modo que encontrei.

      Excluir
  8. Anorexia é sério, frescura jamais...e precisa ser tratada!

    Ótima abordagem do tema!

    Tem um sorteio de um batom da Catharine Hill lá no blog, participa!

    Bjoooo

    Danica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho mt importante, embora muita gente não se importe, gosto de pensar que estou fazendo minha parte.

      Bjs

      Excluir
  9. Otimo post Anny
    Texto muito básico porém mega objetivo parabéns

    ResponderExcluir
  10. Otimo post Anny
    Texto básico porém mega objetivo e tenho certeza que quem não entendi, conseguiu compreender tudo
    parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dayse, acho muito importante falar sobre esses assuntos, que são tão sérios e muitas vezes passam despercebidos.

      Excluir
  11. Ótima iniciativa a sua de falar sobre um assunto tão sério.
    Eu acho ridículo quando vejo a mídia exaltar uma modelo anoréxica e dizer que ela é perfeita. Acho que os pais tem que prestar muita atenção aos filhos adolescente porque é nessa época onde mais surgem problemas como esse.

    Beijinhos!


    Prioridades Femininas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Acho importante os blogs tocarem nesse assunto, e seria legal que os mais famosos falassem a respeito pq tem grande público, mas infelizmente alguns sobrevivem da ostentação.

      Excluir

Não deixem de comentar!

Suas visitas em retribuição ESTÃO GARANTIDAS.

Se quiserem seguir o AF, DEIXEM O LINK para que eu possa encontrar vocês e retribuir o quanto antes.

Atenção galera do "Lindo, "Adorei as dicas", "Amei" e afins, NÃO vou retribuir esse tipo de comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...